O noticiário é democratizado e todos têm a chance de acessar informação. Com a pandemia, os veículos se reinventaram e redes sociais e sites tiveram um salto de conteúdo a reportagens. Assim, as novas mídias libertaram o leitor de barreiras políticas, geográficas e ideológicas, o que foi intenso no ano passado.
Reportagens em vídeo expandem as notícias
Uma das tendências cada vez mais visíveis em novas mídias são de curta-metragens. Elas se destacam por serem menos editoriais e mais críticas ao abordar um tema a fundo. Isso expande o público alvo, pois acessa tanto quem lê quanto quem gosta de vídeos para se atualizar.
Agora, o leitor tem a chance de consumir os veículos que mais se encaixam a sua região e até a um tema que goste mais. No entanto, isso exige um maior cuidado ao acessar notícias, visto que sites que difundem informações imprecisas também se proliferaram no meio digital.
Desinformação prejudica as notícias
A desinformação atrapalha quem busca se manter informado. Por isso, são necessárias medidas para que não entrem informações falsas na rede e que sejam dadas notícias plenas e verdadeiras. Isso envolve não apenas melhorar a qualidade da notícia, como cuidar e disparar comunicação de maneira mais legal.
A desinformação gera prejuízos individuais ao leitor e também de forma coletiva: ao veículo, que fica com a reputação arranhada e a toda opinião pública, que pode tomar atitudes equivocadas com base em falsas informações. O mundo das notícias depende dessa confiança com o leitor, que tem o direito de consumir e eventualmente criticar a informação.
Perspectivas para o futuro
Os desenvolvimentos atuais indicam que a democracia informativa crescerá e, com isso, haverá regras cada vez mais específicas para que o noticiário não desempenhe um papel de manipulador de informação, apenas para causar prejuízo ao meio e, principalmente, ao leitor. Assim, o futuro é um cenário melhor para o leitor, que terá mais confiança e segurança na informação que consome.
Receba notícias atualizadas cadastrando-se na nossa Newsletter e acompanhe tudo de perto pelo site.




