Projeto busca equilibrar matriz de transporte e reduzir emissões, custos e acidentes em todo o estado até 2025
São Paulo se prepara para um novo plano de logística que visa ampliar o espaço de ferrovias e hidrovias no estado. A última iniciativa dessa natureza ocorreu há mais de 20 anos e agora, com o objetivo de equilibrar a matriz de transporte, o Plano de Logística e Investimentos de São Paulo deve ser concluído em 2025.
O projeto foi apresentado na quinta-feira, 13 de abril de 2023, na Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil). Entre as diretrizes a serem estudadas está a otimização da matriz modal, para tornar o transporte regional mais eficiente, reduzir as desigualdades regionais e melhorar o bem-estar da população.
A redução das emissões, dos tempos de viagem, dos custos logísticos e dos acidentes também são objetivos o Plano de Logística e Investimentos do estado paulista.
Segundo dados das pesquisas mais recentes, a participação rodoviário na matriz de transporte é de 79,6%, enquanto as ferrovias representam 12,6% e, as hidrovias, apenas 0,31% da carga transportada em todo o estado de São Paulo.
Um bom exemplo de ação estruturante já em andamento é o investimento na melhoria da navegabilidade da hidrovia Tietê-Paraná, que também será considerado no novo plano. Além disso, a estimativa de viagens rodoviárias no estado paulista será igualmente analisada pelo projeto Big Data, que utiliza uma base de informações de rastreamento de 24 milhões de usuários para mostrar onde se concentram os deslocamentos com diferentes tipos de veículos e cargas.
O Inventário de Emissões do Transporte Regional, concluído em 2023, ainda será importante para embasar o novo plano. Neste estudo, por exemplo, foi possível correlacionar a quantidade da emissão de poluentes na atmosfera com a velocidade média da frota de caminhões nas estradas do estado de São Paulo. O estudo evidenciou também que, nos dias atuais, o valor de R$ 82,10 é o custo por tonelada, em média, dos poluentes emitidos pelos escapamentos dos caminhões.
Com o objetivo de tornar o plano dinâmico e consistente, outras medidas de curto, médio e longo prazo também serão adotadas, sempre na base do diálogo e entendimento entre os órgãos do governo, sociedade, empresários, caminhoneiros e demais envolvidos no Plano de Logística e Investimentos de São Paulo.